Musicalizar
é a pré-escola da música. E além de transformar as crianças em indivíduos que
usam os sons musicais, fazem, apreciam e criam música, ainda auxilia no
desenvolvimento e aperfeiçoamento da Socialização, Alfabetização,
Inteligência,Expressividade,Coordenação motora, Percepção sonora, espacial,
Raciocínio lógico e matemático, e uma infinidade de outros aspectos físicos e
psicológicos.
BRINCADEIRAS COM OS INSTRUMENTOS MUSICAIS.
Primeiro, uma criança de cada vez coloca uma " venda" nos olhos e somente através dos ouvidos (audição), tem que dizer o nome do instrumento que está sendo tocado.
Depois, divide-se os instrumentos em 2 grupos ( metais e plástico) e
monta-se duas " Lojas de instrumentos". Uma professora "
vende" instrumentos de metal e outra professora " vende"
instrumentos de plástico . Finalmente, quando todos já tiverem escolhido o
instrumento , tocamos e cantamos a música: O sapo não lava o pé.
* Peça
aos alunos que tragam um tipo de música de que gostam: livros, textos de
música, poesias, trava-línguas, CDs etc. Depois solicite aos alunos que cantem
e desenhem o que ouviram.
* Das
músicas pesquisadas pelos alunos, peça-lhes que escolham uma, a que mais agrade
a todos. Organize com as crianças uma bandinha, para que cada um toque o
instrumento confeccionado.
*
Desperte o sentido de atenção à melodia, ao tipo de letra, aos instrumentos
musicais utilizados, à voz etc.
*
Pesquise vários tipos de instrumentos musicais que sejam do cotidiano dos
alunos. Eles mesmos podem escolher quais querem pesquisar. Em seguida, os
alunos farão os desenhos e o texto da pesquisa no computador ou em folhas de
sulfite. Isso levará algumas aulas.
* O
professor deverá fazer com que o aluno crie novos instrumentos, dos quais possa
extrair diversos tipos de sons, utilizando materiais de sucata.
* Os
alunos deverão colecionar diversos materiais, que utilizarão para produzir
instrumentos.
* Por
meio de recortes, montagem, colagem das peças durante as aulas, cada grupo
poderá desenvolver os instrumentos, como, por exemplo, de percussão, de sopro,
com cordas etc. Dependendo da maturidade da classe, desenvolver a classificação
dos tipos de instrumentos.
* Das músicas pesquisadas pelos
alunos, peça-lhes que escolham uma, a que mais agrade a todos. Organize com as
crianças uma bandinha, para que cada um toque o instrumento confeccionado.
* Observar se a experiência atingiu os objetivos propostos e se os alunos conseguiram desenvolver instrumentos e ritmos diferentes.
* Avaliar o desempenho global do aluno continuamente, a partir de observações, das atividades nas aulas, da participação na construção de novos conceitos, levantamento de hipóteses e manipulação dos materiais.
* Observação das atitudes de responsabilidade, cooperação e organização.
INTEGRAÇÃO:
História: pesquisar músicas folclóricas
que as crianças adoram e montar em quadrinhos.
Geografia: diferenças musicais de cada
região do Brasil.
Português: escrita de músicas e
interpretação.
Artes e
teatro: fazer
uma apresentação da bandinha.
Informática: reprodução da pesquisa sobre os
instrumentos musicais e da ilustração. Educação física: integrar a
música com as danças típicas.
Exposição: Faça uma exposição na classe ou
na escola com as pesquisas e os instrumentos criados pelos alunos.
Construção de uma bandinha com
sucata
CHOCALHO
Ele pode ser feito com embalagem de iogurte, embalagem de rolo de fax ou lata de refrigerante. No interior, podem-se colocar pedrinhas, cereais ou sementes. Sua execução é simples: basta colocar as pedrinhas em uma das partes, tampar com a outra e fechar com fita crepe. O som variará muito de acordo com os materiais, e isso poderá ser experimentado pelas crianças. Um grupo de chocalhos iguais, cinco a seis por exemplo, dá um efeito muito bonito. Pode-se trabalhar com dois grupos, cada qual com chocalhos de materiais diferentes; o efeito será interessante.
Ele pode ser feito com embalagem de iogurte, embalagem de rolo de fax ou lata de refrigerante. No interior, podem-se colocar pedrinhas, cereais ou sementes. Sua execução é simples: basta colocar as pedrinhas em uma das partes, tampar com a outra e fechar com fita crepe. O som variará muito de acordo com os materiais, e isso poderá ser experimentado pelas crianças. Um grupo de chocalhos iguais, cinco a seis por exemplo, dá um efeito muito bonito. Pode-se trabalhar com dois grupos, cada qual com chocalhos de materiais diferentes; o efeito será interessante.
TAMBOR
É um tubo
oco que pode ser feito de vários materiais e tamanhos, recoberto por uma lâmina
de borracha, de plástico, de tecido tipo lona ou, até, de papelão (cada
material com características próprias de durabilidade). A lâmina é presa em uma
das extremidades do tubo com elástico ou sisal. Os sons emitidos pelo tambor
também variarão muito conforme os materiais utilizados.
CUÍCA
Mais
simples, impossível! Basta cortar um pedaço de sizal ou de barbante com cerca
de um metro de comprimento e dar um nó em uma das pontas. Furar uma embalagem
de iogurte e passar o fio através dela. O som é emitido fazendo a embalagem
vibrar à medida que o fio é puxado.
RECO-RECO
DE TAMPINHAS
Em uma
madeira de 30 x 20 cm, pregar duas carreiras de tampinhas metálicas de
refrigerante. As tampinhas devem ser pregadas sempre aos pares. Elas também
podem ser achatadas antes de serem pregadas, o que dará um som diferente ao do
reco-reco. Pode-se tocar chacoalhando a tábua ou usando uma varinha (que pode
ser um lápis).
CHOCALHO
DE TAMPINHAS
Primeiramente
amassam-se cerca de dez a doze tampinhas, furando-as. Depois, batendo com um
prego bem no centro, enfiam-se as tampinhas em um pedaço de arame grosso de
cerca de 30 cm de comprimento. Unem-se as pontas do arame, sobrepondo-as cerca
de 5 cm, prendendo com fita crepe.
APITO DE
GARRAFAS
Ele é
conseguido com apenas uma garrafa plástica, com água até a metade. Um grupo de
crianças “tocando” este instrumento, ao mesmo tempo, dá um efeito interessante.
XILOFONE
DE GARRAFAS
É feito
de oito garrafas de vidro cheias de quantidades variadas de água, o que dará um
som diferente a cada uma delas. As garrafas são presas com um barbante a um
cabo de vassoura, que deverá ser fixado em um lugar, permitindo que as garrafas
fiquem livres para serem manuseadas. Elas são tocadas com um bastão de madeira,
e a nota mais grave será obtida através do toque na garrafa que contém menos
água. A quantidade de água é que determinará cada uma das notas da escala,
sendo que ela inicia com uma garrafa vazia, que corresponde à nota mais aguda
(dó). Para fazer a “afinação”, será necessário o auxílio de um adulto, com
experiência ou acuidade auditiva, que reconheça as notas da escala musical nas
garrafas com água.
A
bandinha rítmica é uma das mais ricas formas de expressão musical. Além dos
valores estéticos a ela atribuídos, concorre também para o desenvolvimento do
autodomínio e da auto-realização, por permitir que a própria criança construa
seus instrumentos. São várias as suas finalidades na escola:
•
despertar e desenvolver o senso rítmico;
•
desenvolver a acuidade auditiva;
•
satisfazer a necessidade de atividade muscular aplicada a um fim construtivo;
•
desenvolver o controle motor;
•
desenvolver a autodisciplina e a atenção;
•
estimular a confiança em si mesmo e o autodomínio;
• estimular a expressão espontânea e as fantasias inconscientes;
• estimular a expressão espontânea e as fantasias inconscientes;
•
desenvolver hábitos sociais (respeitar a vez do colega, confraternização e
sociabilização).
Essa
atividade tem de ser introduzida aos poucos. A criança deve explorar e conhecer
todas as possibilidades de cada instrumento separadamente, para depois ir
juntando, numa mesma música, dois ou mais instrumentos, até ser capaz de
combiná-los todos.
Jogo do
Eco
Formação: duplas
Um é espelho e o outro imagem. A imagem realiza movimentos e sons percutindo com o próprio corpo enquanto o espelho tem que imitá-lo em forma de eco.
Jogo da pulsação (compassos)
Formação: roda
Todos de mãos dadas obedecendo o compasso sugerido pelo orientador, a roda gira em um sentido pré determinado. Um grande pulo no tempo forte e passos firmes nos tempos seguintes. Ex: 1 (pulo) 234 (passos) Podendo acompanhar uma canção ou cantar.
Formação: duplas
Um é espelho e o outro imagem. A imagem realiza movimentos e sons percutindo com o próprio corpo enquanto o espelho tem que imitá-lo em forma de eco.
Jogo da pulsação (compassos)
Formação: roda
Todos de mãos dadas obedecendo o compasso sugerido pelo orientador, a roda gira em um sentido pré determinado. Um grande pulo no tempo forte e passos firmes nos tempos seguintes. Ex: 1 (pulo) 234 (passos) Podendo acompanhar uma canção ou cantar.
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