PAPAI MEU CAPITÃO
Música: Ciranda, cirandinha
Autor desconhecido.
(Crianças em fila)
Papai, meu papaizinho,
(Abrir os braços lentamente)
Você é meu capitão,
(Fazer sinal de continência)
Nesta casa de alegria,
(Encostar as pontas dos dedos, imitando um telhado)
Comandando o batalhão!
(Marchar, batendo os pés no chão)
Gosto muito de você,
(Fazer um coração no ar com os dedos indicadores)
Você é meu amigão
( Abrir os braços)
Vou lhe dar o meu abraço)
(Cruzar os braços no peito)
E também o meu beijão
Timbre é
a característica sonora que nos permite distinguir se sons de mesma
frequência foram produzidos por fontes sonoras conhecidas nos
permitindo diferenciá-las.
Quando
ouvimos, por exemplo uma nota tocada por um piano e a mesma nota (uma nota com
a mesma altura) produzida por um violino,
podemos imediatamente identificar os dois sons como tendo a mesma freqüência,
mas com características sonoras muito distintas. De forma simplificada podemos
considerar que o timbre é como a impressão digital sonora de um instrumento ou
a qualidade de vibração vocal. Muitos chamam essa propriedade como a Cor do
Som.
Fundamentação física do timbre
Embora este fenômeno seja conhecido há séculos, somente há algumas décadas, com o advento da eletrônica foi possível compreendê-lo com mais precisão.
O Lá central do piano possui a freqüência de 440Hz. A mesma nota produzida por um violino possui a mesma freqüência. Uma das formas do ouvido diferenciar os dois sons e identificar sua fonte é a forma da onda.
Fundamentação física do timbre
Embora este fenômeno seja conhecido há séculos, somente há algumas décadas, com o advento da eletrônica foi possível compreendê-lo com mais precisão.
O Lá central do piano possui a freqüência de 440Hz. A mesma nota produzida por um violino possui a mesma freqüência. Uma das formas do ouvido diferenciar os dois sons e identificar sua fonte é a forma da onda.
Forma de
onda
Quando qualquer objeto capaz de produzir sons entra em vibração, uma série de ondas senoidais é produzida. Além da frequência fundamental, que define a nota, várias freqüências harmônicas também soam.
Quando qualquer objeto capaz de produzir sons entra em vibração, uma série de ondas senoidais é produzida. Além da frequência fundamental, que define a nota, várias freqüências harmônicas também soam.
O
primeiro harmônico de qualquer nota tem o dobro de sua freqüência; o segundo
harmônico tem o triplo de sua freqüência e assim por diante. Qualquer corpo em
vibração produz dezenas de freqüências harmônicas que soam simultaneamente à
nota fundamental. No entanto o ouvido humano não é capaz de ouvir os harmônicos
com frequência superior a 20000Hz. Além disso, devido às características de
cada instrumento ou da forma como a nota foi obtida, alguns dos harmônicos
menores e audíveis possuem amplitude diferente de um instrumento para outro.
Se somarmos a amplitude da freqüência fundamental às amplitudes dos harmônicos, a forma de onda resultante não é mais senoidal, mas sim uma onda irregular cheia de cristas e vales. Como a combinação exata de amplitudes depende das características de cada instrumento, suas formas de onda também são muito distintas entre si. Mesmo uma única corda pode vibrar em vários harmônicos simultaneamente. O timbre do instrumento é a soma destes harmônicos em conjunto com as características da caixa acústica do instrumento.Veja os exemplos abaixo:
Abaixo, veremos alguns exemplos de atividades que utilizam a propriedade timbre:
Atividade
1:
Seguir comandos de acordo com o timbre do instrumento tocado. Quando ouvir o tambor, parar como estátua, quando ouvir o agogô correr, e quando ouvir o triângulo andar na ponta dos pés.
Objetivos Específicos: Trabalhar a marcha, alguns movimentos corporais e a concentração.
Atividade 2:
Colocar as crianças sentadas em círculo, uma sentada no centro da roda com os olhos vendados tentará reconhecer a voz de quem está falando ou cantando, acertando então o nome do colega, este então irá para o centro da roda.
Objetivos Específicos: Trabalhar a percepção auditiva, a atenção e a sociabilização.
Atividade 3:
Colocar dentro de um saco grande, instrumentos e objetos que produzam som. Manipular os objetos e os instrumentos sem serem vistos pelas crianças.Elas deverão identificar o som dos mesmos pelo seu timbre.
Objetivos Específicos: Percepção auditiva e sociabilização.
Seguir comandos de acordo com o timbre do instrumento tocado. Quando ouvir o tambor, parar como estátua, quando ouvir o agogô correr, e quando ouvir o triângulo andar na ponta dos pés.
Objetivos Específicos: Trabalhar a marcha, alguns movimentos corporais e a concentração.
Atividade 2:
Colocar as crianças sentadas em círculo, uma sentada no centro da roda com os olhos vendados tentará reconhecer a voz de quem está falando ou cantando, acertando então o nome do colega, este então irá para o centro da roda.
Objetivos Específicos: Trabalhar a percepção auditiva, a atenção e a sociabilização.
Atividade 3:
Colocar dentro de um saco grande, instrumentos e objetos que produzam som. Manipular os objetos e os instrumentos sem serem vistos pelas crianças.Elas deverão identificar o som dos mesmos pelo seu timbre.
Objetivos Específicos: Percepção auditiva e sociabilização.
Atividade 4:
O grupo será dividido em duplas, onde a dupla escolherá um instrumento específico e fará através de expressão corporal, como é tocado este instrumento, enquanto os outros grupos tentarão identificar o instrumento e produzir o som que o mesmo faz.
Objetivos Específicos: Trabalhar a coordenação motora, a criatividade e a percepção auditiva e visual.
Atividade 5:
Ouvir diferentes sons e identificar a fonte sonora. Utilizar o CD de sons. (Baixe o Cd com vários sons)
A
identificação poderá ser feita falando a fonte, ou através da indicaçãode
figuras. (sugestões de figuras abaixo)
Objetivos Específicos: A atenção, memória e discriminação auditiva.
Objetivos Específicos: A atenção, memória e discriminação auditiva.
Duração é o tempo de produção de um som, ou seja, é a propriedade do som ser mais breve ou mais longo.
A amostragem de uma onda sonora de uma nota curta ou longa a princípio não apresenta diferença alguma, apenas o tempo de sua execução difere.
Existem instrumentos com características que propiciam a execução de notas longas com facilidade, como o violino e outros instrumentos de arco, já no caso do violão, as durações não devem ser muito grandes, pois, uma vez tocada a nota, ela atinge o seu ponto máximo de sonoridade imediatamente, perdendo em seguida sua amplitude, até o som ficar inaudível, embora ainda possamos perceber a corda vibrando. As durações das notas musicais são grafadas através das figuras musicais.
Andamento
A
relação do andamento com as figuras de notas apresentadas acima, diz
respeito à velocidade da execução.
A
velocidade empregada, medida pelo metrônomo, pode ser indicada pelo número de
batidas por minuto e/ou por termos italianos, sendo que cada palavra representa
o número aproximado das batidas.
Abaixo,
veremos alguns exemplos de atividades que utilizam a propriedade duração:
Atividade
1:
Tocar no teclado notas curtas
“stacatos” e notas longas. Ao ouvir os stacatos as crianças deverão saltar
acompanhando o som; com as notas longas parar e espreguiçar alongando o corpo.
Objetivos Específicos: Trabalhar a movimentação dos membros inferiores e superiores, a propriocepção e a atenção.
Objetivos Específicos: Trabalhar a movimentação dos membros inferiores e superiores, a propriocepção e a atenção.
Atividade
2:
Tocar uma
música variando o andamento. As crianças deverão correr e andar de acordo com o
andamento da mesma.
Objetivo Específico: Treinar a marcha, a espacialidade e a atenção.
Atividade 3:
Distribuir folhas e lápis coloridos e orientar as crianças para fazerem desenhos “livres”quando ouvirem um som longo ou um som curto sendo tocado no teclado ou flauta.
Objetivos Específicos: Trabalhar a atenção, a percepção espacial e a criatividade.
Atividade 4:
Demarcar a sala com uma linha, identificando um som longo e um som curto. A linha maior: som longo, e a menor: som curto. As crianças deverão identificar o som curto ou o som longo que será tocado no teclado e escolherá uma das linhas para caminhar em cima.
Objetivos Específicos: Trabalhar a própriocepção, o equilíbrio e a marcha.
Atividade 5:
A criança ouvirá sons de vários animais (baixe aqui cd com sons diversos) e irá identificar qual destes animais têm um som longo ou curto, exemplo: o mugido da vaca, o piado do pintinho, etc. tentando assim, imitar o som dos respectivos animais a serem apresentados, os que fazem o som longo e o som curto. Pode-se utilizar os outros sons contidos no Cd.
Objetivo Específico: Treinar a marcha, a espacialidade e a atenção.
Atividade 3:
Distribuir folhas e lápis coloridos e orientar as crianças para fazerem desenhos “livres”quando ouvirem um som longo ou um som curto sendo tocado no teclado ou flauta.
Objetivos Específicos: Trabalhar a atenção, a percepção espacial e a criatividade.
Atividade 4:
Demarcar a sala com uma linha, identificando um som longo e um som curto. A linha maior: som longo, e a menor: som curto. As crianças deverão identificar o som curto ou o som longo que será tocado no teclado e escolherá uma das linhas para caminhar em cima.
Objetivos Específicos: Trabalhar a própriocepção, o equilíbrio e a marcha.
Atividade 5:
A criança ouvirá sons de vários animais (baixe aqui cd com sons diversos) e irá identificar qual destes animais têm um som longo ou curto, exemplo: o mugido da vaca, o piado do pintinho, etc. tentando assim, imitar o som dos respectivos animais a serem apresentados, os que fazem o som longo e o som curto. Pode-se utilizar os outros sons contidos no Cd.
Objetivo
Específico:
Percepção auditiva, criatividade e atenção.
Lembramos
que as atividades propostas são sugestões e podem ser ampliadas e
modificadas, de acordo com o objetivo e faixa etária.
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