AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA


AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Nome: ______________________________________________________ Turma:
1. Leia este poema de Ulisses Tavares e responda as questões:

UAU
Fiquei olhando, perguntando,
Sondando, assuntando,
Ciscando você.
E quando dei por mim ...
Já estava amando.

2. Observe no primeiro período os verbos e o modo como as orações se ligam.

a) As orações desse período são sindéticas ou assindéticas?
b) São períodos formados por coordenação ou subordinação?

3. Observe agora as idéias que formam o primeiro período:

a) De que tipo de situações as ações do eu lírico são típicas?

b)Dentre essas ações há alguma que esteja subordinada a outra ou todas são igualmente importantes para a finalidade que o eu lírico tem em vista?

c)Como você justifica o título do poema?

4. Leia agora o poema de Manuel Bandeira e responda as questões abaixo:

CÉU


A criança olha
Para o céu azul.
Levanta a mãozinha,
quer tocar o céu.

Não sente a criança
Que o céu é ilusão:
Crê que o não alcança
Quando o tem na mão.


5. O poema apresenta duas estrofes.

a) na 1ª estrofe, é feita uma descrição. O que se descreve?

b) na 2ª estrofe, o eu lírico faz uma consideração sobre o gesto da criança. Quem é o eu lírico: um adulto ou uma criança? Por quê?

6. Observe os períodos e as orações que compõem a 1ª estrofe:

a) Qual é o número de períodos?

b) Os períodos são simples ou compostos?

c) Quantas orações há no 2º período dessa estrofe?

7. Com relação À 2ª estrofe, qual é o número de orações existentes?

8. Na 2ª estrofe, o eu lírico afirma que “o céu é ilusão” e que a criança “o tem na mão”. Observe algumas das associações que normalmente são feitas com céu e criança:

Céu: paraíso, pureza, leveza, inocência
Criança: pureza, inocência, ingenuidade

a) Com base nos sentidos dessas palavras, explique por que, segundo o texto, a criança tem o céu na mão.

Um comentário:

.