PROJETO: "Aprender com prazer" Agitando na Matemática


PROJETO: “Aprender com Prazer”
Agitando na Matemática

JUSTIFICATIVA:
Devido a Proposta elaborada pela Secretária de Educação e CENP para a “JORNADA DE MATEMÁTICA”, e o grande envolvimento da escola na elaboração de estratégias diversas de atividades de matemática, surgiu a idéia de realizar durante as aulas de Educação Física na EE Prof. José Benedito Gonçalves na Semana do Agita Galera o Projeto “Aprender Com Prazer”. O referido projeto trata-se de um circuito matemático não apenas recreativo e competitivo, mas principalmente educativo para o desenvolvimento dos alunos nas etapas da Jornada da Matemática.

OBJETIVO GERAL:Além de conscientizar os alunos a respeito da importância da atividade física, não apenas na idade escolar, mas também para toda a vida. Foi realizado também através de atividades elaboradas juntamente com os professores de sala, e com apoio da direção da Unidade Escolar, diversas atividades que possibilitaram no aluno o seu desenvolvimento mental através de habilidades numéricas.

OBJETIVO ESPECÌFICO:- Trabalhar os 4 elementos da matemática: adição, subtração, multiplicação e divisão;
- Formas Geométricas;
- Sistemas Numéricos;
- promover a interação no grupo.

METODOLOGIA:Foi elaborada uma Gincana Matemática em forma de circuito, onde os alunos do período da manhã e tarde, cada um em seu respectivo período, foram divididos em grupos e participaram de várias atividades envolvendo cálculos numéricos, sendo muitas delas elaboradas com o apoio dos professores de sala com atividades físicas elaboradas especialmente para a gincana.

ATIVIDADE Nº 1 - Alvo Matemático:Alunos do grupo 1 durante a 1ª atividade, onde haviam duas caixas, na primeira caixa tinha vários papéis com nomes de várias formas geométricas e os alunos tinham que pegar um desses papéis, e pegar na segunda caixa a forma geométrica(madeira) indicada e jogar essa madeira tentando atingir a pontuação dentro dos bambolês que valia de 01 a 10 pontos. Ao final do tempo, os alunos sentavam ao redor dos bambolês e contavam quantos pontos haviam feito. Assim que o tempo terminasse(8 minutos) os alunos se dirigiam para a atividade nº 2.

ATIVIDADE Nº 2: Sistema Numérico- Unidade, Dezena, Centena e Milhar. E números pares e impares.Alunos do grupo 2 deviam correr, sendo um de cada vez, dar uma cambalhota no colchão que estava a uns 5 metros de distância, correr mais 5 metros até uma caixa que continha vários papéis escrito: Unidade, Dezena, Centena ou Milhar. e pegar um desses papel e correr até o ponto de partida e jogar um DADO. Toda vez que o dado com um número caísse virado para cima com um número par, o resultado era somado e toda vez que o dado caísse com o número impar para cima, o resultado era subtraído. Assim que o tempo terminasse (8 minutos) os alunos se dirigiam para a atividade nº 3.

ATIVIDADE Nº 3 Boliche Numerados.Os alunos a uma distância de 10 metros e com uma bola de basquete tinham que jogar a bola na tentativa de derrubar os cones, sendo que todos os nove cones, sendo que oito deles estavam numerados de 1 a 8 e dentre esses nove cones, havia 1(um) que estava marcado(-5) ou seja quem o derrubasse perderia 5 pontos. A cada derrubada os alunos iam somando ou subtraindo os resultados. Toda vez que um aluno derrubava um ou mais cones, os cones eram colocados no lugar demarcado para nova tentativa. Assim que o tempo terminasse (8 minutos) os alunos se dirigiam para a atividade nº 4.

ATIVIDADE Nº 4AfliçõesOs alunos tinham que pegar um número de 01 a 50. E em grupo tinham que através de um cartaz colocado na parede achar os resultados que teriam que estar na seqüência de uma multiplicação e depois uma adição ou subtração. (ex: os dois primeiros números são multiplicados e o terceiro é adicionado ou subtraido para produzir o número do cartão. Os números podem estar na vertical, horizontal ou diagonal, porém próximos um dos outros. assim que o resultado for descoberto, tira-se outra ficha numerada) E soma-se os pontos da equipe. Assim que o tempo terminasse (8 minutos) os alunos se dirigiam para a atividade nº 5.

ATIVIDADE Nº 5Boca do palhaçoOs alunos, sendo que um de cada vez tinha que pegar uma bolinha de plástico numerada com diversos números, e arremessar a bolinha na tentativa de atingir a boca do palhaço. Ao final do tempo os alunos somavam os resultados das bolinhas.
Assim que o tempo terminasse (8 minutos) os alunos se dirigiam para a atividade nº 1.





segunda-feira, 16 maio, 2011

Adorei esta atividade. A matemática, como outras, áreas do conhecimento, devem ser trabalhadas desta forma.
Parabéns pelo projeto.
Elaine

Anônimo
segunda-feira, 16 maio, 2011

Achei genial.
Parabéns pela criatividade.

Postar um comentário

.