Poluíção sonora

Poluição Sonora
Existe poluição sonora na escola? Como podemos deixar o ambiente da escola mais agradável.
Objetivos
Observar a poluição sonora nas cidades
Conteudos
Poluição sonora - meio urbano
Inicio
Os professores podem começar a atividade perguntando aos alunos: Quais são os sons ouvidos na cidade? E aqui na escola? E na sua casa, quais os sons mais comuns? Os sons são os mesmos, ou são diferentes? Todos os barulhos são percebidos pelo homem? Há barulhos incorporados no seu dia-a-dia (como por exemplo, o som dos carros passando na rua, chega uma hora que não percebemos mais, mas ele está lá). Há sons agradáveis? Qual a relação dos sons (agradáveis e não agradáveis) com nosso bem estar?
Colocando
O professor poderá começar a atividade pedindo aos alunos para que façam o máximo de silêncio durante um minuto na sala de aula e que estejam atentos aos sons que ouvem e anotem em seus cadernos os sons ouvidos (carros, pássaros, buzinas, etc) e as sensações que eles provocaram (irritação, paz, etc). Para enriquecer a experiência, o professor poderá pedir aos alunos para repetirem a atividade em casa, na hora do recreio e/ou numa praça para notar a diferença dos sons em diferentes ambientes.
Acordo
Após a atividade os alunos discutirão sobre os sons que ouviram e as sensações que eles despertaram. Os alunos perceberão com a atividade que a todo o momento eles estão ouvindo sons, seja de carros, ônibus, trens, pássaros, conversas, cadeiras sendo arrastadas etc e que cada um deles traz uma sensação (tranqüilidade, paz, alegria, irritação, stress etc). Perceberão também que alguns desses sons já estão incorporados no cotidiano, e por isso, não temos nenhum sentimento quando ouvimos, ou simplesmente passamos a ignorá-lo. Os alunos perceberão também, que com pequenas atitudes eles podem diminuir a poluição sonora da escola e do ambiente em que vivem, melhorando assim, a sua qualidade de vida.
Registro
Os alunos podem registrar a atividade através de uma tabela, descrevendo o local do som, se ele foi agradável ou não, e por ultimo dar sugestões de como eles poderiam minimizar a poluição sonora na escola e onde vivem. [TABELA]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.