Poluição Sonora | |
Existe poluição sonora na escola? Como podemos deixar o ambiente da escola mais agradável. | |
Objetivos | |
Observar a poluição sonora nas cidades | |
Conteudos | |
Poluição sonora - meio urbano | |
Inicio | |
Os professores podem começar a atividade perguntando aos alunos: Quais são os sons ouvidos na cidade? E aqui na escola? E na sua casa, quais os sons mais comuns? Os sons são os mesmos, ou são diferentes? Todos os barulhos são percebidos pelo homem? Há barulhos incorporados no seu dia-a-dia (como por exemplo, o som dos carros passando na rua, chega uma hora que não percebemos mais, mas ele está lá). Há sons agradáveis? Qual a relação dos sons (agradáveis e não agradáveis) com nosso bem estar? | |
Colocando | |
O professor poderá começar a atividade pedindo aos alunos para que façam o máximo de silêncio durante um minuto na sala de aula e que estejam atentos aos sons que ouvem e anotem em seus cadernos os sons ouvidos (carros, pássaros, buzinas, etc) e as sensações que eles provocaram (irritação, paz, etc). Para enriquecer a experiência, o professor poderá pedir aos alunos para repetirem a atividade em casa, na hora do recreio e/ou numa praça para notar a diferença dos sons em diferentes ambientes. | |
Acordo | |
Após a atividade os alunos discutirão sobre os sons que ouviram e as sensações que eles despertaram. Os alunos perceberão com a atividade que a todo o momento eles estão ouvindo sons, seja de carros, ônibus, trens, pássaros, conversas, cadeiras sendo arrastadas etc e que cada um deles traz uma sensação (tranqüilidade, paz, alegria, irritação, stress etc). Perceberão também que alguns desses sons já estão incorporados no cotidiano, e por isso, não temos nenhum sentimento quando ouvimos, ou simplesmente passamos a ignorá-lo. Os alunos perceberão também, que com pequenas atitudes eles podem diminuir a poluição sonora da escola e do ambiente em que vivem, melhorando assim, a sua qualidade de vida. | |
Registro | |
Os alunos podem registrar a atividade através de uma tabela, descrevendo o local do som, se ele foi agradável ou não, e por ultimo dar sugestões de como eles poderiam minimizar a poluição sonora na escola e onde vivem. [TABELA] |
Josefa Krysiaki - Centro de Atividades Escolares - Laranjal Paraná
Poluíção sonora
Assinar:
Postar comentários (Atom)
- Atividades de português
- Atividades Português
- Alfabetização
- Alfabetos
- Artes
- Atividades
- Atividades de português
- Avaliação ou parecer descritivo
- Avaliação Português 5º ano
- Boas maneiras
- Brasil- Regiões
- Brincadeiras
- BULLYING
- Caça-palavras
- Cadeia alimentar
- Caderno do futuro
- Caligrafia
- Capa para avaliações
- Ciências
- Coleções
- Conhecimentos prévios
- Coordenação Motora
- Cruzadinhas
- Datas Comemorativas
- Desenhos colorir
- Dia da Consciência Negra
- Dicas
- Dicas para professor
- Educação Física
- Ensino Religioso
- Fotossíntese
- Geografia
- Hinos
- História
- História - Geografia - Ciências
- Historinha
- Inglês
- Jogo do alfabeto
- Jogos Educativos Online
- Junção das letras
- Libras atividades
- MAPAS
- Máscaras
- Matemática
- Meios de Comunicação
- Mosaico
- Município
- Musicas
- Números
- Orgãos do sentido
- Para professores
- Parlendas e trava línguas
- Poesias e poemas
- Poluíção sonora
- Português
- Produção de texto
- Quebra Cabeças
- Reciclagem
- Regras de convivência
- Robo Ed
- Símbolos Nacionais
- Sistema Solar
- Tangram
- Textos
- Trava Línguas
- Videos
Nenhum comentário:
Postar um comentário